Tipos de D.A.E.

 

As definições de DAE tendem a considerar a heterogeneidade que lhes está inerente, reconhecendo a sua especificidade:

  • Dislexia;
  • Disgrafia;
  • Discalculia;
  • Dispraxia;
  • Problemas de Percepção Auditiva
  • Problemas de Percepção Visual;
  • Desordem por Défice de Atenção com ou sem Hiperactividade.

Dislexia

Dificuldade de aprendizagem para as habilidades de leitura, escrita (transposição de letras e sílabas e problemas de articulação) e soletração. Segundo o DMS-IV, é um transtorno de leitura, que pode também coexistir com dificuldades na linguagem oral, cálculo, atenção, memória e integração perceptivo- motora (Sauer, et al, 2006 & American Psychiatric Association, 2002).

 

Disgrafia

Dificuldade na escrita na qual ocorrem erros pelo facto do indivíduo desconhecer a ortografia correcta de uma palavra, ou ocorrer um lapso momentâneo que o impede de escrever, mesmo quando sabe a forma exacta. Os problemas podem estar relacionados com a componente grafomotora da escrita (formas das letras, espaços entre palavras, pressão do traço), com a soletração e com a produção de textos escritos (Caldeira & Cumiotto, 2004 & Lofiego, 1995).

 

Discalculia

Dificuldade referente ao desenvolvimento das habilidades relacionadas com a matemática, as quais incluem habilidades linguísticas, perceptuais e de atenção. Resulta em falhas na representação dos factos numéricos, execução dos procedimentos aritméticos e respectiva representação visuo-espacial, impossibilidade de realizar cálculos mentais, de reconhecer a relação entre os diversos conceitos e utilizá-los na exploração e na resolução de situações problema (Silva M. , 2008; Rotta & Ohlweiler, 2006).

 

 Dispraxia

Desordem da articulação, que causa dificuldade na planificação motora, cujo impcto se reflecte na capacidade de um indivíduo coordenar adequadamente os movimentos corporais. Resulta também na perda, causada por uma lesão cerebral, da capacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequenciar os movimentos na produção (semi) espontânea de fonemas ou de uma sequência de fonemas; porém esta dificuldade não é acompanhada por fraqueza ou lentidão significantes, ou descoordenação destes músculos nos movimentos reflexos ou automáticos (Queirós, Duarte, & Correia, 2004; Syder, 1997).

 

Problemas de Percepção Auditiva

Dificuldade para perceber as diferenças entre os sons da fala e para sequenciá-los em palavras escritas; é uma componente essencial no que respeita ao uso correcto da linguagem e à descodificação da leitura (Bello, 2008; NCLD, 1997).

 

Problemas de Percepção Visual

Problemas na capacidade para observar pormenores importantes e  dar significado ao que é visto; é uma componente crítica no processo de leitura e de escrita (Bello, 2008; NCLD, 1997).

Desordem por Défice de Atenção com ou sem Hiperactividade

Caracterizada por frequentes estados de desatenção, de impulsividade e, geralmente, por um excesso de actividade motora, que podem interferir com a capacidade do indivíduo para a aprendizagem; pode ocorrer concomitantemente com as dificuldades de aprendizagem (Correia & Martins, 2006; NCLD, 1997).

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