Psicomotricidade e D.A.E.

 

A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, e está reflectida no histórico de vida do sujeito, podendo observar-se a partir daí, o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interacção com as pessoas, a forma como pensa e como actua, expressando as suas sensações e sentimentos, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação. Estas devem ser inseridas e integradas de acordo com a faixa etária.
O desenvolvimento dos factores psicomotores, permite à criança uma melhora da postura, da dissociação dos movimentos, da coordenação global dos movimentos, da motricidade fina, do ritmo discriminação táctil, visual e auditivo, da integração das estruturas espaciais e temporais, do aumento da capacidade de atenção e concentração.

 

A Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem pode trabalhar os seguintes factores, com os seus objectivos:

 

 

Factor Psicomotor

Objectivos

Tonicidade

·         Relaxação activa e passiva

Equilibração

·         Equilíbrio estático e dinâmico

Noção do corpo

·         Conhecimento do próprio corpo e do corpo de outrem;

·         Noções espaciais do próprio corpo e do de outrem;

·         Interiorização da imagem corporal;

·         Coordenação, caligrafia, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura (frase, palavra), imitação, entre outros.

Lateralidade

·         Identificação da dominância lateral;

·         Reconhecimento da direita e da esquerda;

·         Ordenação espacial, direcção gráfica (=>), ordem das letras e dos números;

·         Discriminação visual;

·         Estruturação espácio-temporal;

·         Noções espaciais e temporais;

·         Estruturação rítmica;

·         Percepção visual e auditiva;

·         Identificação de ruídos e sons;

·   Identificação e combinação de letras e números (modalidades visuais, auditivas e cinestésicas);

·         Noções de esquerda e direita, alto e baixo (b / p; n / u; ou / on), dentro e fora (espaço para escrita: progressão/grandeza, classificação/seriação, orientação/cálculos)

Praxia Global e Fina

·         Perturbações do grafismo (motora fina);

·         Manipulação / preensão.

Pode-se concluir, portanto, que as contribuições da psicomotricidade na aquisição da pré-escrita estão relacionadas com o domínio do gesto, com a estruturação espacial e a orientação temporal que são os três fundamentos básicos da escrita, os quais supõem: uma direcção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita); noções de cima e baixo (n e u); de esquerda e direita e de oblíquas e curvas (g); e noção de antes e depois.