Psicomotricidade e D.A.E.
A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, e está reflectida no histórico de vida do sujeito, podendo observar-se a partir daí, o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interacção com as pessoas, a forma como pensa e como actua, expressando as suas sensações e sentimentos, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação. Estas devem ser inseridas e integradas de acordo com a faixa etária.
O desenvolvimento dos factores psicomotores, permite à criança uma melhora da postura, da dissociação dos movimentos, da coordenação global dos movimentos, da motricidade fina, do ritmo discriminação táctil, visual e auditivo, da integração das estruturas espaciais e temporais, do aumento da capacidade de atenção e concentração.
A Psicomotricidade nas Dificuldades de Aprendizagem pode trabalhar os seguintes factores, com os seus objectivos:
Factor Psicomotor |
Objectivos |
Tonicidade |
· Relaxação activa e passiva |
Equilibração |
· Equilíbrio estático e dinâmico |
Noção do corpo |
· Conhecimento do próprio corpo e do corpo de outrem; · Noções espaciais do próprio corpo e do de outrem; · Interiorização da imagem corporal; · Coordenação, caligrafia, leitura harmoniosa, gestual, ritmo de leitura (frase, palavra), imitação, entre outros. |
Lateralidade |
· Identificação da dominância lateral; · Reconhecimento da direita e da esquerda; · Ordenação espacial, direcção gráfica (=>), ordem das letras e dos números; · Discriminação visual; · Estruturação espácio-temporal; · Noções espaciais e temporais; · Estruturação rítmica; · Percepção visual e auditiva; · Identificação de ruídos e sons; · Identificação e combinação de letras e números (modalidades visuais, auditivas e cinestésicas); · Noções de esquerda e direita, alto e baixo (b / p; n / u; ou / on), dentro e fora (espaço para escrita: progressão/grandeza, classificação/seriação, orientação/cálculos) |
Praxia Global e Fina |
· Perturbações do grafismo (motora fina); · Manipulação / preensão. |
Pode-se concluir, portanto, que as contribuições da psicomotricidade na aquisição da pré-escrita estão relacionadas com o domínio do gesto, com a estruturação espacial e a orientação temporal que são os três fundamentos básicos da escrita, os quais supõem: uma direcção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita); noções de cima e baixo (n e u); de esquerda e direita e de oblíquas e curvas (g); e noção de antes e depois.