Actividades para Discalculia

Diferenças

Jogos de diferenças são importantes para quem possui discalculia pois desenvolve a concentração e atenção.

Exemplo:

Descobre as 8 diferenças entre as duas imagens:

Segue este site para jogares às diferenças online e em diferentes níveis: http://www.brincar.pt/jogos/jogos-de-agilidade/jogo_das_diferencas_descobre_as_diferencas_16.html

 

Caracol

 

Desenhar no chão um caracol como o da ilustração abaixo, contendo os números de 0 a 9. Posteriormente a criança deverá saltar para os números que lhe serão solicitados. Para complexificar um pouco o exercício, podem ser solicitados números com dois ou mais algarismos (Ex: 198. Neste caso a criança deverá saltar primeiro para o numero 1, seguidamente para o numero 9 e por fim, para o numero 8). Este jogo promove o reconhecimento e identificação dos números, estimula a memória e desenvolve a orientação espacial e percepção visual.

 

Tamanhos

 

Com objectos de vários tamanhos, pedir para os colocar por ordem crescente e, posteriormente, descrescente. Esta actividade desenvolve a orientação temporal; a noção de "alto e baixo", "pequeno e grande"; estimula a destreza manual; e desenvolve a atenção, concentração, capacidade de categorização e organização.

 

Sudoku

 

O objectivo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9, sem repetir números em cada linha e cada coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado de 3x3. Esta actividade desenvolver a estruturação espácio-temporal; promove o raciocínio lógico; e desenvolve a atenção, concentração e percepção visual.

Exemplo:

Segue o site a seguir para jogar sudoku online com diferentes níveis de dificuldade: http://sudoku.net.br/

 

Todos os exercício que envolvam números, contagem e concentração são recomendados para quem tem discalculia.